30/05/2006

Amnistia Internacional

Nemat tem 17 anos, é Iraniano e foi condenado à morte. Se nada fizermos, Nemat morrerá nos próximos dias ou até nas próximas horas.

Entre Nemat e a morte só estamos nós. E cada segundo que passa pode ser fatal.
Eu já assinei a petição de apoio ao Nemat. Não podemos parar o tempo mas podemos tentar que as coisas mudem de figura.

Em nome do Nemat o meu obrigado.

CliqueAQUI para assinar a petição

Parabéns...Sem filtro (",)


Na verdade foi através desta menina que eu entrei no mundo dos blogs. Foi ela que o ano passado na nossa ida ao "Ola Love2Dance" conversou isso connosco e ficou o bixinho. Até um dia em que a preguiça se tornou mais fraca do que a vontade de escrever e nasceu o meu Blog.
Hoje venho dar os meus Parabéns ao da Silvia. Um blog que está ali a direita na minha lista de Blogs. Um Blog a ler de uma pessoa que se recomenda. Parabéns!

Só para profissionais

Com a evolução da medicina é natural que também evoluam as tecnologias associadas a ela. Agora os oftalmologistas ja podem ficar contentes. Terão uma ferramenta de ultima geração para assim poderem avaliar melhor o estado de saúde dos seus doentes. Aqui a temos:

28/05/2006

Vírus do VIH tem origem nos chimpanzés


Vinte e cinco anos depois do aparecimento dos primeiros casos de Sida, cientistas confirmaram que o vírus da imunodeficiência humana (VIH) teve de facto origem em chimpanzés selvagens numa região remota dos Camarões.

in Revista Science

27/05/2006

Borboletas, traças ou lá o que é...

"É so pa dizer que isto aqui,que isto aqui é uma cambada..." (© Gato Fedorento) ...de borboletas ou traças ou lá o que é. Chega o final da tarde e elas aparecem, multiplicam-se, invadem a cidade. Em 24 anos não me lembro do Porto ser inundado por estes bicharocos. Enfim... Fica a crítica a eles.
E ainda digo mais. Isto tudo tem uma explicação e passo a fazer um esquema perceptível a todos:

Teoria 1:
Primavera -> As plantas a florescer / O calor a chegar -> As hormonas começam a ficar doidas -> Reprodução

Teoria 2:
Primavera -> Mês das alergias -> Os bichos ficam doidos com as flores a abrir e os pólens a voar -> Reprodução

Teoria 3:
Primavera -> Últimos dias tem estado mega calor -> Bichos doidos -> Reprodução

E há mais... há mais.

26/05/2006

Lisboa - Porto

Não sei se este é o melhor título para o post que vou fazer mas agora já está. É engraçado que quando vou a Lisboa, tripeiro de gema como sou, noto e topo algumas coisas que me causam uma saudade quase instantânea da mui nobre Invicta. Senão vejamos. Quero almoçar; Dirijo-me a uma galeria comercial e nos menus dos vários restaurantes leio "Bitoque xpto". Ora a minha vontade repentina qual é? Exactamente isso... claramente que é chegar a um desses mesmos restaurantes e pedir convictamente um prego, um fino e um café para sobremesa (que um gajo não tem trocos para andar a gastar em sobremesas). Depois da refeição e já indo embora da dita galeria ouço algo deste tipo : "A sua bica é cheia ou está bem assim?" É nestas alturas que dou valor aquilo que tenho. E aqui se aplica o "só damos valor as coisas quando não as temos..."
Adiante.
Já no Porto, saio da camioneta da Praça da Batalha as 19:48. Decido ir a pé até casa até porque para além de estar um final de tarde lindo, já eu tinha vindo três horas e meio sentado, e foi das melhores coisas que fiz.
Rumo a casa descrevo-vos o trajecto que fiz e no final se não acharem o meu Porto lindo então... hum... então gostos não se discutem... Lamentam-se.
Praça da Batalha -> Desci a Rua Santo António ou 31 de Janeiro (como é conhecida por alguns).
Estação de São Bento -> Praça da Liberdade ->
Rua dos Clérigos -> Aqui, sou abordado por um Marroquino que me diz : "Ó moço..." e me aponta para o autocarro que seguia na rua. Para lá olho e vejo a Diana e a Lála a dizerem-me adeus. Foram uma queridas. Gostei e atirei-lhes um beijo.Praça dos Leões -> Hospital de Santo António ->
E quando já vou na rua do Palácio de Cristal (imagem á direita) dou valor à maneira como ía vestido. Fato, camisa e gravata. Avisto uma menina de top vermelho ao longe mas continuo a caminhar recto e a olhar no horizonte. Ao apróximar-me dela reparo sem desviar o meu olhar que ela nao tira a sua visão de mim. Qual é o meu espanto?! Recebo um elogio que passo a citar : "Quem me dera ser assim elegante". O ego subiu, mas não vacilei e continuei o meu percurso. Obrigado menina de vermelho.
Continuei o meu percurso e cheguei a casa as 20:30. 42 minutos de caminho.
É por estas e por outras que o meu Porto é uma nação.

25/05/2006

Parabéns



São 21 Primaveras. Não era isto que eu queria escrever até porque a Primavera é o mês das alergias, pelo menos para mim, mas a realidade é que hoje dia 25 de Maio a Joana faz 21 anos. E merece, neste espaço, um mensagem...um post.
Há um ano atrás "namoravamos". Há um ano atrás eu disse-lhe que iria para o Brasil. Há um ano atrás almoçamos sobre o Rio Douro e estivemos juntos praticamente o dia inteiro.
Isto tudo para te dar os Parabéns, nesta data querida por ti e pelos que gostam de ti, muitas felicidades e muitos bons anos de vida! Um beijo...

24/05/2006

Instinto Fatal 2

Michael Glass é um conceituado psiquiatra londrino que se encontra no auge da sua carreira. Quando o detective Roy Washburn pede a Glass para avaliar uma mulher sensual e deslumbrante envolvida na misteriosa morte de uma estrela desportiva, o seu mundo desaba. A mulher em causa é Catherine, uma famosa escritora americana que retrata nos seus livros crimes ficcionais macabros que acabam por acontecer na vida real...


É um policial de sensivelmente 2 horas onde a sensual, glamurosa e charmosa Sharon Stone me partiu o coraçao desde o primeiro minuto de filme. É exactamente como o meu vinho do Porto...quanto mais "velha"(e coloco entre aspas porque velhos são os trapos) melhor.

É engraçado como no ínicio do filme começamos a arquitectar um racíocinio até mais ou menos lógico para o desenrrolar da historia, mas rapidamente o abandonamos para um segundo e também para um terceiro. Acredito que para as pessoas que tenham uma imaginação ainda mais fértil consigam até prever varios acontecimentos do filme ou até o final. Eu nao consegui. A Joana também não.

Uma das morais que se tira deste filme e que já nao é novidade para ninguém , é ter cuidado com as mulheres. Elas são perigosas e a qualquer momento têm-nos nas mãos dela. O mundo está para elas... mas isso fica para outro post que ainda tenho uma palavra a dizer sobre esse assunto.

Recomendo o filme


23/05/2006

Carta aberta (e sem selo) ao Senhor Primeiro-Ministro

"Senhor primeiro-ministro, amigo Zé, pá...

Já deu para ver que, no estado em que as coisas estão, há que sacar dinheiro ao pessoal de qualquer maneira. E como aumentar mais uma vez os impostos dava muito nas vistas, agora até na praia, o chamado mergulho de chapão com bandeira amarela ou mesmo uma simples entrada em água com bandeira vermelha, dá para colocar uma quantia valente (de 55 a mil euros) nos depauperados cofres do estado.

Caramba, porque é que não disseste mais cedo, Socas? Ora aqui o teu muito patriota amigo não quer que penses em mais estratagemas deste tipo e envia-te uma singela lista de coisas que ainda não pagam multa, mas que com a tua ajuda e com alguém que te prepare a legislação, é só
meter no Diário da República e vais ver que o défice das contas estatais se esfuma num instante. E ainda se ajuda a tornar o nosso Portugal num país mais bonito, como bónus. Ora cá vai disto:

LISTA DE COISAS A TAXAR (em breve)

- Uso de meia branca com sapatinho escuro (cem a mil euros)
- Bigode à futebolista dos anos oitenta (duzentos a 2000 euros)
- Coçar os genitais em público (150 a 1500 euros)
- Utilização do colete reflector nas costas do banco do condutor (120 a 1200 euros)
- Passear de fato de treino por centros comerciais ao fim de semana (quatrocentos a 4000 euros)
- Raparigas com excesso de peso envergando roupa apertadíssima (130 a 1300 euros)
- Uso de óculos de sol em discotecas e restaurantes (quinhentos a 5000 euros)
- Utilização das expressões prontos, portantos, stander de automóves etc... (140 a 1400 euros)
- Uso de sandália com peúga (trezentos a 3000 euros)

Pronto, cá está, Socas, usa e abusa. Quem é amigo, quem é?"

Maledicência

Toda pessoa não suficientimente realizada em si mesma tem a instintiva tendência de falar mal dos outros.Qual a razão última dessa mania de maledicência?É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade.Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentar o nosso valor próprio.A imensa maioria dos homens não está em condições de medir o seu valor por si mesma. Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos outros.Esses homens julgam necessário apagar as luzes alheias a fim de fazerembrilhar mais intensamente a sua própria luz.
São como vaga-lumes que não podem luzir senão por entre as trevas da noite,porque a luz das suas lanternas fosfóreas é muito fraca.Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dosoutros para poder brilhar.Quem tem valor real em si mesmo não necessita medir o seu valor pelo desvalor dos outros.Quem tem vigorosa saúde espiritual não necessita chamar de doentes os outros para gozar a consciência da saúde própria.
As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral, academias de maledicência.
Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor - algo parecido com whisky, gin ou cocaína - que uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia. A palavra é instrumento valioso para o intercâmbio entre os homens. Ela, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente. Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras. Fala-se muito por falar, para "matar tempo". A palavra, não poucas vezes, converte-se em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência e em bisturi da revolta. Semelhantes a gotas de luz, as boas palavras dirigem conflitos e resolvem dificuldades. Falando, espíritos missionários reformularam os alicerces do pensamento humano.Falando, não há muito, Hitler hipnotizou multidões, enceguecidas, que se atiraram sobre outras nações, transformando-as em ruínas. Guerras e planos de paz sofrem a poderosa influência da palavra. Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel. Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio. São enfermos em demorado processo de reajuste. Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo vidas.

Pense nisso!

Desculpemos a fragilidade alheia, lembrando-nos das nossas próprias fraquezas.Evitemos a censura.A maledicência começa na palavra do reproche inoportuno.Se desejamos educar, reparar erros, não os abordemos estando o responsável ausente.Toda a palavra torpe, como qualquer censura contumaz, faz-se hábito negativo que culmina por envilecer o caráter de quem com isso se compraz.Enriqueçamos o coração de amor e banhemos a mente com as luzes da misericórdia divina.Porque, de acordo com o Evangelho de Lucas, "a boca fala do que está cheio o coração".

Transcrito do livro "A Essência da Amizade" - Huberto Rohden -

21/05/2006

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

A diferença está no nome



Precisa-se de matéria prima para construir um País

A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres. Agora dizemos que Sócrates não serve. E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada. Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates. O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos ... e para eles mesmos. Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos. Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros. Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem económica. Onde nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar a alguns.

Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser "compradas", sem se fazer qualquer exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar-lhe o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão. Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.

Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas. Não. Não. Não. Já basta.

Como "matéria prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que nosso país precisa. Esses defeitos, essa "CHICO-ESPERTERTICE PORTUGUESA" congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte... Fico triste. Porque, ainda que Sócrates fosse embora hoje mesmo, o próximo que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, e nem serve Sócrates, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados! É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda... Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um messias.

Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer. Está muito claro... Somos nós que temos que mudar. Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a nos acontecer: desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO.

E você, o que pensa?.... MEDITE!

Eduardo Prado Coelho - in Público

20/05/2006

Danças de Salão



A de branco é a Rute, o de negro sou eu! Experimentei hoje uma aula de Danças de Salão no meu ginásio (Holmes Place) e concerteza que gostei. Adoro dançar. Faz bem ao espírito, às rugas, à postura e à nossa coragem também.
Confesso que em tempos anteriores ja andei nas danças de salão, mas pouca coisa ficou. Não pratiquei, nao fui aos bailes ;), esqueci. A base ficou e confesso que acho que não me dei nada mal. Mas isso certamente a Rute dirá melhor do que eu!
Começamos com um tango seguido de um TchaTchaTcha(perdoem-me se não é assim que se escreve) e assim passou uma hora. Sem muitas calcadelas, mas com muitos sorrisos, risos e olhares directos. Agradou-me. Aconselho!

GMC strikes back

Bem-vindo ao GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE - Gestão Global 2006

O Chefe de Equipa é:
Nuno (me)
A sua equipa está registada como:
MICROSOFT/FEUP TEAM

:D

O recurso a simulações empresariais permite o desenvolvimento de competências comportamentais e de gestão fomentando o trabalho e o espírito de equipa entre todos os intervenientes proporcionando uma aprendizagem interactiva e dinâmica.

O GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE é uma Competição de Estratégia e Gestão na qual cada Equipa deve gerir uma Empresa com o objectivo de obter a mais alta cotação das suas acções na Bolsa de Valores.

Depois dos Trainees pelos quais passamos e onde começamos bem e acabamos não tao bem seguesse agora a competição propriamente dita...a doer. Estamos a ser "patrocinados" pela Microsoft e sinceramente espero que tenhamos aprendido com os erros que fizemos no Trainee. Boa sorte a nós.

O Último Destino 3

Um filme de James Wong situado na categoria de Thriller/Terror que nos conta a história de uma estudante que tem a angustiante visão de um grave acidente numa montanha-russa e consegue evitar que ela e alguns dos seus amigos morram nesse acidente. Agora ela vai ter de evitar que a morte revisite os sobreviventes...

Originalmente eu ia ver o Codigo da Vinci mas acontece que com duas horas de antecedencia ja não consegui bilhete para a sessão que queria. Restava só para a sessão das 01:00 que me tornou as coisas complicadas. Entretanto também queria ver o Instinto Fatal 2, Missão Impossível 3 , A idade do Gelo 2 mas a minha companhia já os tinha visto. Tinha mais dois truques na manga. Filmes como o Infiltrado ou mesmo o Scary Movie 4 também me interessavam, acontece que os horarios do primeiro nao se encaixavam com as nossas disponibilidades e em relação ao segundo não era muito do agrado dela.

Acabou por correr bem até porque os filmes de terror tem sempre uma vantagem. As meninas
algumas cenas não gostam, ou nao kerem ver e enconstam a cabecinha no nosso ombro ou alguma acrobacia desse tipo, o que é sempre agradavel.

Na generalidade gostei, por isto ou por aquilo e ficasse a espera do Último Destino 4 ;)

18/05/2006

Game Over 2 - A Vingança do Heroi

Pois é meus amigos, o que se passou foi muito simples. Em Março eu tinha mandado a minha candidatura para os escritorios da empresa x no Porto. Nunca me chamaram, nunca me contactaram. Já em Maio voltei a fazê-lo mas desta feita para os escritórios de Lisboa. Chamaram-me e fui lá mostrar-me.
Ontem recebi um e-mail dizendo que não passei a segunda fase. Hoje recebo um telefonema onde me comunicam que passei a segunda fase :) .
Existiu uma confusão de processos. A resposta negativa foi a dos escritórios do Porto e a positiva de Lisboa.

Nota : Nunca fui fazer qq tipo de testes aos escritorios do Porto,nunca me chamaram e dão-me esta resposta... Concluo que será portanto uma resposta automatica mandada por eles a todos os candidatos aos quais eles não têm interesse.

Interrail - Vamos?

Devido a pedido de várias famílias e não só aki vai uma pequena informação sobre o tema.

O InterRail é um passe que permite viajar de comboio pela Europa, Marrocos e Turquia.
Este título de transporte é válido em 2ª classe e permite também viajar gratuitamente ou com reduções em determinadas empresas marítimas. A flexibilidade deste passe permite visitar qualquer local na Europa.
O InterRail é uma peça incontornável no "curriculo" de um jovem, pelas descobertas que possibilita e pela experiência única que normalmente proporciona.

Que zonas escolher?
Podes escolher os países que queres visitar e rentabilizar ao máximo a tua viagem.

ZONA A: Grã Bretanha / República da Irlanda / Irlanda do Norte

ZONA B: Suécia / Noruega / Finlândia.

ZONA C: Dinamarca / Alemanha / Suíça / Áustria

ZONA D: Polónia / República Checa / Eslováquia / Hungria / Croácia / Bósnia-Herzegovina

ZONA E: França / Bélgica / Holanda / Luxemburgo

ZONA F: Espanha / Portugal / Marrocos

ZONA G: Itália / Eslovénia / Grécia / Turquia / Linhas marítimas entre Itália e Grécia: Ancona/ Bari - Igoumenitsa/ Patras

ZONA H: Bulgária / Roménia / Sérvia e Montenegro, antiga República Jugoslava da Macedónia.



















Onde comprar o bilhete
Qual o preço que tens de pagar?

Desconto de 5% aos portadores do Cartão ISIC e Cartão Jovem.

VALIDADE <26>26
1 ZONA 16 DIAS € 195 € 286
2 ZONAS 22 DIAS € 275 € 396
GLOBAL 1 MÊS € 385 € 546

A maioria dos comboios expresso na Europa, como o TGV, EUROSTAR, X2000, está restrita a passageiros com reserva de lugar antecipada. As reservas podem ser feitas com 2 meses de antecedência, daí ser fundamental a programação da viagem antes de partir.
A utilização de comboios de categoria superior exige o pagamento adicional de suplementos ou preços especiais.


Onde Comprar

O passe pode ser adquirido, no máximo com dois meses de antecedência, nas Agências de Viagem ou numa das estações de venda internacional da CP. Para além destas poderá ainda adquirir bilhetes nas estações de:

Linha do Minho e Ramal de Braga

  • Valença
  • Viana do Castelo
  • Braga,
  • Barcelos

Linha do Algarve

  • Portimão

Ligações Marítimas

O passe de InterRail permite também viajar gratuitamente ou com reduções, em determinadas empresas marítimas e rodoviárias desde que o bilhete inclua a zona do país que é visitado.


Informação prática
Alguns conselhos sobre o que deves levar para o InterRail.

Documentação

Bilhete de InterRail
B.I.
Passaporte
Cartão de Saúde e Passaporte Azul (modelo E-111) – este passaporte pode ser adquirido na loja do cidadão e garante assistência médica em qualquer país da União Europeia.
Cartão-jovem e Cartão de Estudante – para eventuais descontos em museus.
Cartão de Alberguista da Hosteling International – compra-se no IPJ e dá acesso às pousadas do grupo Hosteling International.
Carta de Condução – pode ser necessário caso pretenda alugar um carro.

Passaporte



Dinheiro

Cartão de Crédito – mais inseguro, no caso de se perder.
Cartão de Débito – um cartão electron funciona em toda a Europa Central, Europa do Leste e Turquia. O grande inconveniente é as elevadas taxas praticadas pelos bancos estrangeiros mesmo para levantar Euros dentro da comunidade europeia. A solução passa por fazer uma estimativa dos gastos à chegada, mediante o número de dias da estadia no País e fazer apenas um levantamento.
Traveller Cheques – podem ser adquiridos em qualquer banco de Portugal e tem como vantagem não andar com muito dinheiro nos bolsos. À medida que se vai precisando de dinheiro durante a viagem, vão-se levantando traveller cheques nos bancos. Esta alternativa é bastante segura pois o levantamento só pode ser feito com uma assinatura. O inconveniente é as taxas cobradas pelos bancos.
Dinheiro – não se deve transportar grandes quantias de dinheiro e convém que este esteja repartido por várias bolsas.

cartões de crédito


Segurança

Quando se viaja para países desconhecidos deve-se ter alguns cuidados de segurança como medidas de precaução. Os documentos e valores devem ser transportados numa bolsa interior que ande sempre consigo, como por exemplo, as carteiras de pescoço que se podem esconder por baixo da roupa. Para precaver perdas e roubos deve-se evitar roupas caras e ter cuidado com a exibição de máquinas fotográficas e telemóveis que normalmente chamam à atenção.

Pode-se também digitalizar documentos em algum Webmail a que se possa ter acesso em qualquer cidade para o caso de perda de documentos se evitar complicações.

carteira


Literatura Recomendada

Thomas Cook European Timetable – Informação completa sobre horários de todos os comboios na Europa e respectivas ligações.
Hosteling Internacional – Informação sobre pousadas da juventude pertencentes à Hosteling International.
Mapas das cidades

Jovem na Gare de Antuérpia


Conselhos Médicos

No caso de ser necessário ir a algum hospital é importante levar o Passaporte Azul (modelo E111) que é um formulário que garante assistência médica em qualquer país da União Europeia.

Para transportar medicamentos deve-se comprar nas farmácias uma bolsa para os acondicionar.
O estojo de farmácia deve ter:

  • Analgésicos;
  • Regulador intestinal;
  • Pomada para eventuais dores musculares;
  • Creme preventivo para pés cansados, queimados ou com bolhas;
  • Repelente e pomada para picadas de insectos;
  • Loção solar;
  • Comprimidos para o enjoo.
medicamentos


Comunicações

Cartões de telefone – permitem fazer chamadas de qualquer país. Podem ser de 7.5€ ou 15€ e vão sendo debitados consoante as chamadas que se vão efectuando.
Telemóvel – apesar de ser útil é muito dispendioso. Cada chamada que se faz paga-se o preço de uma chamada internacional e quando se recebe uma chamada paga-se exactamente o mesmo. Caso opte por levar telemóvel deverá informar-se acerca do roaming para os países que pretenda viajar.
Internet - é a forma de contacto ideal, uma vez que existem cada vez mais cyber-cafés na Europa.
Postais – para além de possibilitarem o relato de acontecimentos, têm a vantagem de poder mostrar as cidades visitadas.

Pessoa a mexer num PDA


Bagagem

É aconselhável fazer uma lista de coisas necessárias para levar na viagem. Entre elas algumas podem ser:

  • Uma mochila grande
  • Uma mochila pequena para andar pelas cidades
  • Documentos e dinheiro
  • Bolsa pequena para documentos e dinheiro
  • Máquina Fotográfica
  • Saco cama
  • Medicamentos
  • Corda e molas para a roupa
  • Sabão azul para lavar a roupa
  • Prato, talheres, copo e caneca
  • Despertador
  • Um rolo de papel higiénico
  • Cantil
  • Cadeado
  • Toalha de banho e praia
  • Mapas e lista de pousadas das cidades
  • Alguma comida para os primeiros dias (enlatados, barras energéticas, água).
Duas raparigas a consultar o mapa


Roupa e Acessórios

O importante é levar roupa confortável e de preferência sem ser de grande valor monetário. Não é necessário levar muita roupa porque se pode ir lavando. O essencial é:

  • Roupa interior, t-shirt’s, calções, casaco
  • Sapatilhas/sandálias
  • Impermeável

Não esquecer de levar uma mochila pequena para transportar durante as visitas às cidades para que possa levar a máquina fotográfica, água, alguma comida, mapas, documentos e dinheiro.

Grupo de rapazes com mochilas


Alojamento

Normalmente existem duas opções:

  • Parques de campismo, que têm a vantagem de ser mais baratos.
  • Pousadas da juventude, que apesar de não serem tão baratas são mais cómodas e confortáveis. Para fazer reservas nas pousadas é necessário planear o número de dias que se pretende estar numa cidade.

Existe ainda outra opção que é viajar em comboios nocturnos e dormir em compartimentos com beliches mediante o pagamento de um suplemento. A vantagem é que para além de não se gastar dinheiro em pousadas também não se perde o dia a viajar “muda-se de país e nem se dá conta”.

Rapariga a mexer no computador