26/05/2006

Lisboa - Porto

Não sei se este é o melhor título para o post que vou fazer mas agora já está. É engraçado que quando vou a Lisboa, tripeiro de gema como sou, noto e topo algumas coisas que me causam uma saudade quase instantânea da mui nobre Invicta. Senão vejamos. Quero almoçar; Dirijo-me a uma galeria comercial e nos menus dos vários restaurantes leio "Bitoque xpto". Ora a minha vontade repentina qual é? Exactamente isso... claramente que é chegar a um desses mesmos restaurantes e pedir convictamente um prego, um fino e um café para sobremesa (que um gajo não tem trocos para andar a gastar em sobremesas). Depois da refeição e já indo embora da dita galeria ouço algo deste tipo : "A sua bica é cheia ou está bem assim?" É nestas alturas que dou valor aquilo que tenho. E aqui se aplica o "só damos valor as coisas quando não as temos..."
Adiante.
Já no Porto, saio da camioneta da Praça da Batalha as 19:48. Decido ir a pé até casa até porque para além de estar um final de tarde lindo, já eu tinha vindo três horas e meio sentado, e foi das melhores coisas que fiz.
Rumo a casa descrevo-vos o trajecto que fiz e no final se não acharem o meu Porto lindo então... hum... então gostos não se discutem... Lamentam-se.
Praça da Batalha -> Desci a Rua Santo António ou 31 de Janeiro (como é conhecida por alguns).
Estação de São Bento -> Praça da Liberdade ->
Rua dos Clérigos -> Aqui, sou abordado por um Marroquino que me diz : "Ó moço..." e me aponta para o autocarro que seguia na rua. Para lá olho e vejo a Diana e a Lála a dizerem-me adeus. Foram uma queridas. Gostei e atirei-lhes um beijo.Praça dos Leões -> Hospital de Santo António ->
E quando já vou na rua do Palácio de Cristal (imagem á direita) dou valor à maneira como ía vestido. Fato, camisa e gravata. Avisto uma menina de top vermelho ao longe mas continuo a caminhar recto e a olhar no horizonte. Ao apróximar-me dela reparo sem desviar o meu olhar que ela nao tira a sua visão de mim. Qual é o meu espanto?! Recebo um elogio que passo a citar : "Quem me dera ser assim elegante". O ego subiu, mas não vacilei e continuei o meu percurso. Obrigado menina de vermelho.
Continuei o meu percurso e cheguei a casa as 20:30. 42 minutos de caminho.
É por estas e por outras que o meu Porto é uma nação.

1 comentário:

S. disse...

É isso tudo, Nuno...
Mas olha que se vieres para Lisboa, vais perceber que Lisboa é um mosaico de Portugal. Estamos cá todos, gente de todos os lados de Portugal, vais achar que o Porto e Lisboa se fundem e que não, verdadeiramente, razão para rivalidades. Vivam as diferenças, acredita!
Uma das melhores coisas de estar em Lisboa é ser do Porto, é ter esta base e esta estaleca que o Porto nos dá.
:)