11/07/2006

Portugal

Tudo tem uma época, tudo tem o seu tempo. O mundial de futebol já acabou mas não posso deixar aqui de fazer uma pequena análise da prestação Lusitana.
Em 66 fomos heróis. Não me vou pronunciar muito sobre esse assunto porque não era nascido. Só sei do que já assiti na televisão. A espera, por parte do povo, no aeroporto, pelos heróis da bola, o acompanhamento pelas ruas de Lisboa, enfim... toda essa festa.
Depois de 66, tivemos 10 anos esquecidos, passados os quais entramos na era azul até hoje. A era azul é a era do F.C.Porto. Nos últimos 30 anos este clube ganhou mais títulos do que os seus rivais S.L.Benfica e Sporting.C.P juntos. Entretanto, há meia dúzia de anos atrás volta a ouvir-se falar na selecção das quinas, no âmbito do Euro2000. Portámo-nos razoavelmente bem e a partir daí a evolução tem sido crescente. Desde o Euro2004 em que conseguimos o segundo lugar, até ao mundial na Coreia, e agora no mundial da Alemanha, que somos e seremos candidatos ao título da próxima competição.
Só estamos de parabéns pela nossa prestação e por termos enaltecido o nosso nome em terras estrangeiras. Não sei se tivemos sorte ou falta dela por termos chegado ou ficado no patamar das meias finais, mas o que é certo é que grandes nomes do futebol mundial não chegaram lá.
Parece-me que no mundial não há vencedores justos. Fiquei com esta sensação agora e fiquei também com a mesma sensação (ou talvez um pouco diferente) quando a França bateu o Brasil naquele jogo em que inexplicavelmente deram o Ronaldo como lesionado e entrou o Edmundo em vez dele. Nesse jogo o Brasil acabou por perder 2-0.
Nesta final no mundial 2006 tivemos uma Itália a vencer nos Penaltis num jogo particularmente fraco.
Campeões são aqueles que dão tudo pela sua nação em campo, que lutam e acreditam até ao fim e essencialmente aqueles que na sua consciência tudo fizeram para ajudar a sua selecção.

Um bem haja para Portugal e para a nossa selecção!

3 comentários:

Anónimo disse...

Embora não me inclua na multidão que foi esperar a comitiva, estou contente pela prestação da mesma.Agradou-me mto. a união dos Portugueses(cá e no estrangeiro).Pequenos de Território, mas grandes em empenho e nobreza. VIVA PORTUGAL.

Anónimo disse...

Gostei muito da prestação da nossa Selecção; acho que o 3º lugar estava, perfeitamente, ao nosso alcance.

Anónimo disse...

Boa! Mandou muito bem nas palavras, meu querido amigo.
BJs, Mila.