30/07/2006

Santa Marta

É aqui no norte, no lugar de Alvre que se celebra a festa em homenagem à Santa Marta.
Cheguei por volta das sete, sete e pico e a boa disposição já pairava naquele lugar. Notava-se pelos sons, pelos olhares, pelas expressões...
Foi só empurrar o portão da Dona Rosa e entramos para a casa da Marta(que não é santa, nem vai ser quando for grande ;) ). Queijo, pão(caseiro), broa, azeitonas, chouriço, caipirinhas e um frigorífico cheio de cervejas estavam a nossa disposição para um lanche.
As brasas no meio bidão já começavam a ganhar côr. Era o frango, as febras e a entremeada que iam ser assadas para o jantar.
A casa da Marta tem o seu encanto, e o mais engraçado é que aquela casa que se vê da varanda é do primo, a outra mais ao lado é do padrinho, a outra doutro primo e por aí fora.
Como qualquer "lugar" que se preze, Alvre tem uma igreja e um café. E foi lá que fomos depois da churrascada. Tivemos pouco tempo. Foi só mesmo para o típico cafezinho depois da refeição. Manias tugas.
A festa. A BandaNorte lá estava a animar o povo e as crianças que na frente do palco faziam as suas coreografias.Quando tal, apanho-me lá na frente com o resto da malta a fazer uma também. O típico bailarico também não faltou , mas continuo a dizer que preciso de aprender a dançar este tipo de dança manhosa. "São dois passos e o terceiro é para trás" - disse a Marta. Confesso que não entendi.
Depois veio o caldo verde. Festa que é festa já lá para os finais tem sempre um caldo verde. Também estava muito bom.
Malta fixe. Animação à maneira. Convívio melhor. Nota máxima! Aprovado ;)

2 comentários:

apple_orange_banana disse...

Eu tb não sei dançar...mas essas sábias palavras foi um tio meu que simplificou bastante a técnica!
Fico muito feliz por terem gostado :P
jinhos

Anónimo disse...

olha, xpero k num proximo post contes o resto da historia!!!
poes aí no canto direito um dote e ja podes contar cm foi dps,qd tu e a marta foram la pa tras da igreja... lol