13/11/2006

"Ser feliz ou ter razão"

Oito da noite numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. A morada é nova, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede-lhe para que vire na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificudade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Mas ele ainda quer saber:
-Se tinhas tanta certeza de que eu estava a ir pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais.
E ela diz:
-Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estavamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA:
Esta pequena história foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho-me perguntado com mais frequência: "Quero ser feliz ou ter razão?"

Ah...e outro pensamento parecido, diz o seguinte: "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

Pensem nisso e sejam felizes.

Retirado do http://AmbienteGrego.blogspot.com

5 comentários:

Anónimo disse...

Já conhecia esta história, creio que dum programa televisivo. Se formos capazes,é bom pôr em prática o seguinte: perante qq. interlocutor que(vamos admitir mesmo que é sem querer), está virado para nos aborrecer, o n/silêncio e um pequeno sorriso,dá--nos mto. mais paz interior,do que nós entrarmos em diálogo, numa ocasião dessas.Dá-me vontade de escrever:"os cães ladram e a caravana passa". E um sorriso resolve tanta coisa ! :D

Anónimo disse...

n e preciso ser-se velho nem ter mtas experiencias para se chegar a esta conclusao mas o k é certo é k mtas xs e mtas pessoas tardam a atingir... em tudo é necessario flexibilidade, se formos um pouco flexiveis nas situaçoes, com as pessoas e um pouco mais "abertos" evitamos mts (pekenas) discussoes. Nas relaçoes a dois considero isto essencial, como diz alguem de quen gosto mto "vou ate meio.." e é mesmo isto! basta se cada um for ate meio...
Até pk gastamos mto mais energia estando de mau humor do k a sorrir e a sorrir somos mais bonitos!!! ;)

Anónimo disse...

Pois... mas já é difícil preterir o "ficar com a razão" perante quem se ama; em ambiente laboral, é hercúleo!
Qd mt, conseguimos calarmo-nos no trabalho e chegar a casa e desatinar com os nossos lol
Joaninha

Anónimo disse...

Engraçado como a experiência nos faz chegar a esta conclusão, mas mais engraçado foram as circunstâncias em q li este texto no teu blog. Estava com uma dakelas "telhas" tipicas e, de repente, tudo deixou de fazer sentido.
É uma grande lição que nunca tinha visto assim publicada.
Entre ter razão e ser feliz... prefiro ser feliz, s/ duvida :)
Obrigada por me dares a conhecer coisas tão interessantes... nunca mais me vou esquecer disto!
Beijinhos da amiga e leitora do teu mega blog (excelente, mesmo)

Nuno disse...

Obrigado pelo elogio. Nem sabes como fiquei contente por lê-lo.
Obrigado pela preferência também..e... sê feliz que eu também estou a tentar adoptar esse método que sem dúvida que parece ser bastante melhor que o outro...