28/06/2007

Vrum Vrum

A Quercus apresenta esta quinta-feira a lista dos dez carros mais amigos do ambiente vendidos actualmente no mercado português, três dias antes da entrada em vigor do novo imposto automóvel que penaliza as viaturas mais poluentes.

Os veículos foram analisados no âmbito do projecto TopTen, desenvolvido em parceria com a EDP e estão divididos em sete classes: mini-carros, pequenos carros, compactos, classe média, classe média superior, carrinhas de cinco lugares e carrinhas com seis ou mais lugares.

Citröen C1 1.0i, Peugeot 107 1.0i, Toyota Aygo 1.0 foram considerados os melhores mini-carros (até 3,5 metros), enquanto o Daihatsu Sirion 1.0 ficou à frente nos pequenos carros (entre 3,5 e 4 metros).

O Honda Civic Hybrid foi o compacto (de 4 a 4,4 metros) mais bem classificado.

Na classe média (4,5 a 4,7 metros) e classe média superior (4,7 a 4,9 metros), foram considerados mais amigos do ambiente o Toyota Prius 1.5 Hybrid e o BMW 520d Sedan/Touring, respectivamente.

O Ford C-Max 1.6 TDCi 109 cv foi o eleito da classe das carrinhas de 5 lugares.

Para as carrinhas com seis ou mais lugares, foram identificados como automóveis menos poluentes o Opel Zafira 1.6 CNG e o Peugeot 307 SW 1.6 HDI 110cv.

Os critérios de classificação dos veículos incluíram as emissões de dióxido de carbono, causadores do efeito de estufa associado ao aquecimento global, emissão de outros poluentes do ar, ruído causado e melhor uso dos recursos, tendo em conta a reciclagem dos materiais.

Nesta avaliação foram analisados veículos movidos a gasolina, gasóleo e combinados com gás natural.

A lista vai ser acrescentada à informação já disponibilizada no site www.topten.pt, relativa a iluminação e máquinas de lavar roupa, com o objectivo de ajudar os consumidores a fazerem a melhor escolha em termos ambientais e de eficiência energética.

Diário Digital / Lusa

1 comentário:

Flaw disse...

eu quero um Lexus! Mai nada...