04/10/2007

Campo electromagnético

Para os que não sabem é o resultado da actuação conjunta do campo eléctrico e do campo magnético. A interação entre estes dois campos é regida pelas famosas equações de Maxwell. Muito rapidamente e sem me estender muito as quatro equações de Maxwell expressam, respectivamente, como cargas eléctricas produzem campos eléctricos (Lei de Gauss que estabelece a relação entre o fluxo eléctrico que passa através de uma superfície fechada e a quantidade de carga eléctrica que existe dentro desta superfície), a ausência experimental de cargas magnéticas, como corrente eléctrica produz campo magnético (Lei de Ampére que relaciona o campo magnético sobre um laço com a corrente eléctrica que passa através do laço), e como variações de campo magnético produzem campos elétricos (Lei de indução de Faraday que afirma que a corrente eléctrica induzida num circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.)

Ora muito bem e diz que estes campos electromagnéticos não fazem nada bem a saúde e cá venho eu escrever sobre este assunto.

Li por aí que:
"Os limites de exposição à radiação electromagnética definidos internacionalmente são insuficientes para proteger a saúde humana, concluiu um estudo que relaciona vários casos de leucemia com a proximidade de campos electromagnéticos originados em linhas eléctricas, telemóveis , etc"

Preocupações crescentes relacionadas com a leucemia em crianças (devido a linhas eléctricas), tumores cerebrais e neuromas acústicos (tumores do nervo auditivo), relacionados com telemóveis e telefones sem fios, e doença de Alzheimer estão hoje na ordem do dia.

As questões relacionadas com os campos electromagnéticos e linhas eléctricas surgiram pela primeira vez em 1979, quando quando uma especialista em saúde pública e um engenheiro eléctrico constataram que as crianças que viviam em áreas próximas de linhas eléctricas e postos de transformação tinham duas a três vezes mais probabilidade de desenvolver leucemia.

Um resumo dos vários estudos sobre tumores cerebrais mostra um aumento de 20 por cento dos riscos relacionado com dez anos de utilização de telemóveis ou mesmo telefones sem fios. Mas o risco aumenta para 200 por cento quando os aparelhos são essencialmente usados num só lado da cabeça.

E agora? Penso que na vida do quotidiano isto se resumo a não falar tanto ao telemóvel e se fores comprar casa agora não a compres por baixo ou perto de postos de alta tensão ou perto de linhas condutoras...

2 comentários:

Anónimo disse...

:(

Hugovski disse...

Para que todos conheçam um pouco do perigo aki vai uma experiencia.
http://portadoshenmen.wordpress.com/ciencia/ovos-cozidos/

Apesar de este efeito ja ter sido diminuido nos telemoveis, ainda n é desprezavel. tenha cuidado.