12/11/2006

Manual de amor - O amor não avisa.Acontece e pronto.

Visto por mais de três milhões de italianos, «Manual de Amor» foi nomeado para 12 Prémios David de Donatello, que distinguem o cinema italiano, e ganhou dois: Melhor Actor Secundário (Carlo Verdone) e Actriz Secundária (Margherita Buy).

As quatro fases do amor — paixão, crise, traição e abandono — são apresentadas em quatro episódios protagonizados por quatro casais diferentes.

Fui ver este filme sozinho. Provavelmente dos melhores ultimamente. Muito bom mesmo. É bom envolvermo-nos no filme, senti-lo e ao mesmo tempo dar umas boas gargalhadas lá pelo meio. É raro isto acontecer num filme, pelo menos a mim. Quando é para sentir não é para rir.Quando é para retirar dele alguma coisa é porque o filme é sério demais para uma expressão facial positiva.Este é ao contrário. Dá uma esperança a quem o vê. Acredito que à velhota que me calhou ao lado e que não se manifestou durante o filme todo, não de esperança alguma. Mas enfim...
Paixão... Quem não gosta de se sentir assim? Nas nuvens, com um mundo próprio em que só existe uma pessoa para além da própria. Aquele arrepio na espinha, o brilho do olhar, o não que é sim, o sim que é mais.
É seguir aquilo que se sente, não olhar para trás, não ter medo nem fantasmas e acima de tudo perceber os sinais.








Filme a ver.

12 comentários:

Anónimo disse...

Antes de tudo... Achoq eu eu nunca disse, mas você escreve muito bem, adoro ler as coisas que escreve. Agora, quer dizer que asté a velhinha do lado estava te encarando?! Acho que ela se apaixonou, não achas?! rs
Paixão... muitas vezes eu acredito que isso é uma coisa só para mulheres, não acredito muito nos homens, mas as vezes me surpreendo com alguma atitude masculina que me faz duvidar de minha teoria.
Vou ver se assisto esse filme :-)
Beijos!

Anónimo disse...

' Fui ver este filme sozinho. '
Nao me recordo de ter recebido um convite.
-_- ( Ja' sei qe n gostas deste ' macaco ' =D E eu adoro enervar.te. )
So' queres musicas.. O resto, coiso. =X
Ignorador ! =X

Mas pronto..
So' vim dizer qe gostei deste Post.
' Paixão... Quem não gosta de se sentir assim? Nas nuvens, com um mundo próprio em que só existe uma pessoa para além da própria. Aquele arrepio na espinha, o brilho do olhar, o não que é sim, o sim que é mais. '
Desta parte especialmente. Nao te sabia capaz de dizer de forma tao simples uma coisa tao complexa.
Surpreendeste.me.
[ Va, podes babar.te. ]

Gosto tanto de ti, Nuno Filipe. *
[ Mas inervas'me qe nem te digo nada ! ]

Anónimo disse...

Quem é que disse que o Amor tem que ter aquelas 4 fases?
Espero bem que as 2 últimas nunca encontrem o meu endereço!

Nuno disse...

Ninguem disse que tinham de ter...mas por vezes têm.

Anónimo disse...

ao contrário da maioria (se calhar) gosto de ir ao cinema sozinha, pplamente p ver akeles filmes q poderao despertar em mim reacções mais intensas e se ha filmes q sao bons ver acompanhado outros sabem ainda melhor qdo so tu ficas c akela sensaçao de paz, de que o mundo pode ser belo =)
fazia mto isso qdo andava a estudar...mesmo mto... as xs ate sinto falta e qdo isso acontece pego no carro e la vou eu.

por outro lado gosto de filmes como este q descreveste... gosto da sensaçao q as pessoas, as relaçoes podem mesmo resultar, que as xs basta olhar p a calma face da outra pessoa aqdo o seu sono p te aperceberes q é akela q keres, k te faz sentir bem so por ali estar ao lado, so p sentires a presença sem ter de falar, de te completar dakela forma q n se descreve...
sou uma carangueja romantica...mas n me importo... sorrio!!!!

Anónimo disse...

Prefiro um amor em que olhas, espias, recolhes e guardas num lugar que e so teu.

Flaw disse...

Geralmente vou ao cinema sozinha e não costumo ir ver este tipo de filmes. Desta vez fui vê-lo precisamente pelo que escreveste aqui sobre ele :)
Adorei, claro! E se calhar fiquei foi com inveja do casal que estava ao meu lado. Ele passou o filme inteiro a dar-lhe beijos daqueles repenicados na mão!
Também soltei muitas gargalhadas, mas quanto á esperança... as pessoas parecem que têm medo de assumir/ ter as coisas que realmente querem.

Nuno disse...

Flaw:

Nem sabes como fico contente por teres ido ver o filme pelo que leste aqui. Deixa-me mesmo contente! :)

De vez em quando também vou ao cinema sozinho... não tenho assim tantos amigos aqui em Lisboa.

Claro que é um filme que apetece ter uma namorada ao lado...mas fazer o que? ;)

Eu sou desconfiado... e se calhar já perdi oportunidades que nem notei que as tinha por ser assim (pé atrás ou cegueta em certas coisas...)

Flaw disse...

Ontem no Rai Uno estava a dar um programa qualquer onde estiveram a apresentar o "Manual de Amor 2" e falaram com dois dos protagonistas. Pena que ainda vá demorar uma eternidade a chegar cá... Mas gostei muito do que vi, ainda por cima neste também entra a Monica Bellucci, que eu adoro.
Quando este tiver em Portugal vamos os dois ver juntos :)

Nuno disse...

Mas antes disso podemos ir juntos ao cinema na mesma ou nem por isso?

Flaw disse...

hmmm... tou habituada a ir sozinha...
Eu faço o sacrifício :p

Nuno disse...

flaw : Fico a espera então!