06/11/2006

Tool - Round 2

Confesso que não conhecia bem esta banda. Fui ver o espectáculo ontem ao pavilhão atlântico.

Deixo-vos a crítica escrita por Davide Pinheiro que resume basicamente o show.

"Na sua segunda actuação em Portugal durante o ano de 2006, os Tool dosearam técnica, improvisações, canções e imagem na medida certa. A eficácia superou mesmo o brilhantismo.


De um concerto dos Tool não se devem esperar factores como a comunicação ou o improviso. E foi isso que aconteceu no Pavilhão Atlântico com a banda a cumprir ao milímetro em termos de execução técnica das canções embora com ligeiras alterações face ao que se conhece dos discos.

O espectáculo foi mais do que uma apresentação do último álbum «10000 Days» embora o pano colocado sobre o palco envergasse a capa respectiva. Mas toda a carreira foi percorrida (com o momento alto talvez a pertencer a «Schism») durante mais de uma hora e meia de perfeccionismo e requinte.

Maynard James Keenan com uma máscara de gás(?) destaca-se numa banda que vive e de que maneira de ensinamentos do rock progressivo, que são até transpostos para todo o conceito da imagem. Esta é trabalhada com vídeos abstractos e luzes quase psicadélicas que tornam a presença dos Tool visível não apenas através da música.

Maynard prometeu voltar no próximo ano a Portugal com os Tool e sabendo-se que da última vez disse as mesmas palavras regressou, pode bem ser verdade. No Pavilhão Atlântico, a banda pôde mostrar o que é realmente sem estar dependente da pressão de um festival. E fê-lo com eficácia e rigor."

Aprovado.

2 comentários:

Enrique Cimento disse...

Nao sei como conseguiste ir ver um concerto depois de uma noite daquelas....

Aquele abraço...grande amigo

Anónimo disse...

"O rolo compressor da música passou por Lisboa"
Do artigo, destaco:Na bateria, Danny Carey deixa sempre a plateia boquiaberta. A sala, famosa pelas péssimas condições acústicas,revelou-se trágica para as intenções do grupo. O alinhamento foi quase igual ao de Maio, o que desiludiu alguns dos presentes. Maynard(o vocalista) deixou a promessa de voltar a Portugal, mas, os fãs pedem, pelo menos, um pouco mais de empenho.