23/11/2007

A ponte

Durante umas infindáveis obras, quatro trabalhadores terminaram o seu turno ao anoitecer.

Cansados de tanto barulho e ansiosos por ir embora puseram-se a caminho de casa. Porém, havia um pequeno problema: tinham de atravessar a única ponte sobrevivente aos tremores das obras. Infelizmente, esta ponte não tinha ficado nas melhores condições e estava toda esburacada e só era possível atravessá-la em segurança com uma lanterna, já que tudo ao redor estava mergulhado numa completa escuridão.

Os trabalhadores também tinham a informação, que alguns engenheiros tinham feito passar: a ponte só podia suportar, em segurança, duas pessoas ao mesmo tempo em cima dela.

Prevenidos como eram, traziam ma lanterna ultramoderna com indicação do tempo de bateria restante num visor digital. E, de acordo com o visor, a lanterna tinha 17 minutos restantes de bateria.

Um dos trabalhadores, ciclista nos tempos livres, conseguia atravessar a ponte, a correr, em 1 minuto.

Outro, culturista e ginasta, conseguia atravessá-la em 2 minutos.

O terceiro, que gostava bastante de passear a pé, atravessava-a em 5 minutos.

E, o último, que além de não praticar desporto, era fumador inveterado e devorador de pizzas e hamburguers, demorava 10 minutos.

De que maneira é que os 4 homens poderão atravessar a ponte, com segurança, e em 17 minutos, o tempo restante da bateria da lanterna?

1 comentário:

Nuno disse...

Se o ciclista levar as três pessoas Às cavalitas (uma de cada vez) a viagem consegue ser feita em 8 minutos.