29/04/2008

29/04 - DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Sabiam que hoje é o Dia Internacional da Dança? Bem, se não sabiam cá estou eu a dizer-vos, não é verdade?
E que tal um pouquinho de cultura?

Sabiam que a UNESCO tem uma organização interna chamada CID, ou Conselho Internacional da Dança? Pois, é verdade, e foi a CID que sugeriu a implementação de um dia da dança. Foi em 1982 que foi decidido.

Sabem o porquê de ser a 29 de Abril? Não? Eu sei... porque é nesta data que se comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre, criador do ballet moderno!

E sabiam também que o Dia Internacional da Dança foi implementado com alguns objectivos? Eu também não sabia mas já sei. Entre os seus objectivos estão o
aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, além de incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para a dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

E o que é a DANÇA?
Bem, a dança é uma das três artes cénicas da Antiguidade, aliada ao Teatro e à Música.

Caracteriza-se pelo uso do corpo segundo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

1 comentário:

sofia disse...

hhe


:D


e a propósito aqui fica um convite para ti e para quem te visita...

dia 10 de Maio no Pavilhão da Sra da Hora, realiza-se uma competição de Dança.. tem inicio às 14h!

Apareçam... estarei lá :D

beijinho pa ti***