29/04/2008

Tomate protege pele contra os raios solares

A ingestão de polpa de tomate concentrada pode ajudar a prevenir as queimaduras do sol na pele e o seu envelhecimento prematuro, concluiu um estudo realizado por investigadores britânicos.

A pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, concluiu que a ingestão diária de cinco colheres de sopa de polpa de tomate é suficiente para aumentar a capacidade da pele de se proteger contra os raios ultravioletas maléficos.

A exposição a estas radiações pode levar ao envelhecimento precoce ou mesmo provocar cancro da pele. Os autores do estudo - apresentado segunda-feira na Sociedade Britânica para Investigações Dermatológicas em Oxford - pediram a um grupo de dez voluntários que ingerissem o equivalente a cinco colheres de polpa de tomate e dez gramas de azeite durante dozes semanas.

Outros 10 participantes ingeriram apenas azeite durante o mesmo período. Ao expor os dois grupos de voluntários a radiações ultravioletas, no princípio e fim da experiência, os cientistas britânicos descobriram que o primeiro grupo tinha 33% menos probabilidades de queimar-se durante a segunda exposição solar.

Sem comentários: